segunda-feira, 17 de setembro de 2012

POMBO DE NICOBAR

Onde vivem: Caloenas nicobarica - O pombo-de-Nicobar é encontrado nas florestas das ilhas de Nicobar, Nova Guiné, Filipinas e Molucas


Características - Mede até 41 centímetros de comprimento e pode pesar até 600 gramas. A plumagem é colorida e a principal característica é o colar de penas longas ao redor do pescoço. A cabeça, o colar e a região ventral apresentam coloração cinza-azulada, as asas são verde-metálicas, com algumas penas vermelhas, amarelas e azuis e as patas são vermelhas. O bico é cinza, com uma carúncula da mesma cor na base. A cauda é curta e branca.
As fêmeas são menores do que os machos e apresentam coloração mais discreta. 

Curiosidade: o pombo-de-Nicobar é o parente mais próximo do Dodô, pássaro extinto ainda no século XVII. Pesquisas de DNA das duas aves comprovaram o parentesco.

Tem hábitos diurnos e gregários, vivendo em pequenos bandos. À noite, o grupo se reúne nos galhos mais altos para dormir.

Alimenta-se de sementes, frutas e pequenos artrópodes. Procura comida no solo, onde passa a maior parte do dia, mas pode voar a grandes distâncias em busca de alimento.

O ritual de acasalamento pode durar dias. Neste período, além de se exibir para a fêmea, o macho escolhe o melhor local para nidificar, geralmente nas copas das árvores, e carrega todo o material necessário para a construção do ninho.
 A fêmea bota um único ovo, que é incubado pelo casal por até 20 dias. O recém-nascido é alimentado com o “leite de pomba”, uma secreção que é regurgitada pela mãe.
O casal é monogâmico e permanece unido por toda a vida.

Pesquisa realizada pelos alunos: MATEUS DOS SANTOS e DAVID FERRAZ DE ALMEIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário